Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (2) o requerimento 3309/2019 que solicita à Prefeitura de João Pessoa a transferência da elefanta Lady para um local adequado, protegido e seguro, considerando o parecer técnico do Ministério Público Federal e da Procuradoria da República na Paraíba. A votação do requerimento aconteceu durante a Sessão Ordinária na Assembleia Legislativa na Paraíba.

De acordo com a justificativa do requerimento, Lady deverá ser transferida para o Santuário dos Elefantes do Brasil, localizado na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. O santuário oferece condições adequadas, que se assemelham ao habitat natural do animal e que poderá garantir um tratamento digno e uma vida sem sofrimento para Lady.

Lady é uma elefanta de circo que foi resgatada em 2013 devido aos maus tratos e enviada para o Parque Arruda Câmara. Na época, o parque passou por adequações no sentido de acolher de forma satisfatória a elefanta, que deveria permanecer no local por tempo determinado.

Na última semana do mês de julho repercutiu na Paraíba as condições atuais de Lady, o que gerou comoção em todo Estado. Além de viver sozinha, Lady apresentava lesões crônicas nas patas. O NAJA – Núcleo de Justiça Animal da UFPB preparou um laudo onde aponteou diversas irregularidades no local que abriga a elefanta. O parecer foi encaminhado ao MPF e à Procuradoria da República.

Em 7 de agosto, a Frente Ambientalista da ALPB, presidida pela deputada Estela, realizou uma visita ao Parque Arruda Câmara com o objetivo de observar, in loco, a situação do animal.

De acordo com Estela, a boa vontade em acolher o animal foi louvável, há 6 anos, quando Lady foi doada pelo circo em que vivia sob cárcere. Porém, a situação da elefanta é delicada e, hoje o espaço de acolhimento não é mais adequado para sua vivência.