Em alusão ao Dia do Conselho Tutelar, comemorado em 18 de novembro, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) apresentou à Assembleia Legislativa da Paraíba um Voto de Aplauso para os Conselhos Tutelares da Paraíba.

Os Conselhos Tutelares representam o órgão máximo na defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente, além de ser a ferramenta essencial para a eficiência da legislação, sendo a principal porta de entrada para denúncias de maus tratos e violências.

A renovação periódica do quadro dos Conselhos Tutelares, que exige um processo eleitoral transparente e sério, e com a participação da comunidade local, sociedade civil, conselhos municipais, garante a transparência, alternância e consolidação de conselheiros que cumprem seu papel de forma legítima.

No último dia 6 de outubro, foram realizadas as novas eleições para Conselheiros Tutelares em todo o estado, registrando um aumento de quase 290% no número de eleitores votantes em relação ao último pleito, realizado em 2015. Foram eleitos 35 conselheiros em João Pessoa, que tomam posse no dia 10 de janeiro. Foram registrados 38.792 votos válidos, com a substituição das urnas de papel pelas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).