Nos últimos meses, algumas escolas públicas de ensino médio receberam ataques direcionados aos professores por terem feito nada além do ofício de ensinar. Corpo acadêmicos, alunos, pais e profissionais da educação se posicionaram na defesa da liberdade de ensino e pensamento, garantido em lei.

Nesse sentido, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) realiza próxima sexta-feira (27), uma Audiência Pública para debater a Liberdade de Cátedra nas Escolas da Paraíba. O encontro acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba, a partir das 9h, e foi uma demanda apresentada por representantes de escolas e sindicatos de professores.

De acordo com a parlamentar, o estado da Paraíba conta com diversas ações da Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia que apontam na direção do pleno desenvolvimento das e dos estudantes. “Exemplos claros são os Projetos “Se Sabe de Repente”, “Giramundo”, “Ser EJA Cidadã”, mas estamos vivendo um recrudescimento político e social que favorece preconceitos e intolerâncias, e o ambiente escolar não está imune a esses reflexos”, disse Estela.

“As liberdades de aprender e ensinar, tratando de temas os mais diversos que se conectam à realidade das e dos estudantes paraibanos, tem sofrido ataques de forma direcionada e constante, e não há educação de qualidade sem liberdade para aprender”, finalizou.