Em alusão ao Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) apresentou um projeto de lei que inclui a Semana Estadual do Empreendedorismo das Mulheres no calendário estadual de datas comemorativas.

De acordo com o PLO 1125, a Semana de Empreendedorismo das Mulheres” deverá ser celebrada todo mês de novembro, com o propósito de fomentar e dar visibilidade às mulheres empreendedoras do estado, com ações e campanhas sobre a importância desse segmento econômico.

De acordo com dados do SEBRAE/PB, as mulheres representam 34% na liderança de pequenas e grandes empresas no estado da Paraíba. No entanto, 48% das famílias paraibanas são chefiadas por mulheres. Outros dados apontam que 33% das mulheres exercem a atividade em seu próprio domicílio; 87% não contam com nenhum empregado; 30% delas estão entre 35 e 45 anos (a segunda maior faixa etária é a de mulheres entre 45 e 55, representando 25%); e 42% possuem como escolaridade o Ensino Médio.

A proporção de negócios por necessidade é maior no grupo das mulheres – de acordo com dados de 2018, enquanto 32% dos homens empreendiam por necessidade, esse número era de 44% no grupo das mulheres.

 Nesse sentido, iniciativas que visem contribuir com a autonomia econômica e financeira das mulheres são essenciais no fomento da própria economia do estado.