Dando continuidade ao diálogo com os Guardas Civis Municipais da Paraíba, a deputada Estela Bezerra (PSB-PB), participou nesta quinta-feira (26), de reunião na escola de Gestão Penitenciária com secretário de segurança da Paraíba Jean Nunes, secretário de segurança de Bayeux, Paulo Sérgio Coelho e representantes das categorias das cidades de Bananeiras, Solânea, Soledade, Bayeux, Conde, Cabedelo e Pitimbu. Após a reunião, a deputada e os profissionais visitaram as instalações da Acadepol.

A parlamentar, que recentemente realizou Audiência Pública para debater o papel das Guardas Civis Municipais como agentes operadores de segurança pública, tem sido a mediadora entre a categoria e secretaria de Segurança no sentido de fortalecer e qualificar a atividade dos profissionais. “A categoria luta há anos por reconhecimento. Estamos mediando esse debate com a Secretaria de Segurança Pública da Paraíba. Os profissionais que atuam diretamente no munícipio tem um importante papel de fortalecer a segurança preventiva. As guardas municipais podem funcionar como um agente estratégico desse modelo de segurança”, destacou Estela.

A deputada ressaltou ainda a necessidade de investimento por parte dos municípios para esses profissionais, que se expõem a riscos e, muitas das vezes, sequer possuem equipamentos básicos. “É de competência de cada município criar suas guardas, mas é preciso investir em infraestrutura, capacitação e treinamento”, ressaltou a parlamentar. Após a reunião, o grupo visitou a Academia de Polícia da Paraíba (Acadepol). A parlamentar também tem buscado parcerias para viabilizar um espaço para treinamento da categoria.