A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) realiza próxima quarta-feira (13), a audiência pública de consolidação do Circuito das Águas, projeto que percorreu cidades do cariri paraibano com o objetivo de debater com a população o uso responsável das águas da transposição. A audiência acontece a partir das 10h, no Plenário José Mariz.

São Domingos do Cariri, Barra de São Miguel, Congo, Cabaceiras, Caraúbas, Camalaú, Sumé, Monteiro e Boqueirão puderam conhecer tecnicamente o projeto, apontar as demandas de cada região e discutir a respeito das potencialidades locais.

Para a deputada Estela, o Circuito das Águas apresentou saldo positivo, e a próxima audiência será a oportunidade de apresentar os dados consolidados e os encaminhamentos que serão realizados pelo mandato.  “Os territórios visitados apresentam problemas e circunstâncias diferenciadas. Nós conseguimos construir conhecimento, tanto da população em relação às regras, quanto dos técnicos sobre as outras necessidades que a população já estava identificando”, afirmou.

Estão sendo esperados representantes dos 8 municípios visitados, além de autoridades do governo estadual e entidades ligadas ao meio ambiente.

Transposição

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infra-estrura hídrica do Brasil, contemplando os estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, atendendo a uma população de cerca de 12 milhões de habitantes. O mandato percorreu 9 municípios do Cariri Paraibano para discutir com a população o uso e a gestão das águas da Transposição do São Francisco, que percorrem 217 quilômetros dos canais do Eixo Leste até beneficiar os municípios da bacia do Rio Paraíba.