Quatro requerimentos que beneficiam as gestantes paraibanas foram aprovados na Sessão Extraordinária desta quarta-feira (10) na sessão remota da ALPB. De autoria da deputada estadual Estela Bezerra, os requerimentos visam garantir a segurança das gestantes e parturientes durante a pandaemia da Covid-19, uma vez que essa população foi incluída como grupo de risco pela Organização Mundial de Saúde.


As demandas surgiram a partir de uma LIVE sobre Mortalidade Materna, realizada pela parlamentar no final do mês de maio. Na ocasião, foram debatidas as questões referentes às mortes evitáveis especialmente durante a pandemia.


No requerimento 9,356/2020, é solicitado ao Governo do Estado da Paraíba, lista única nas maternidades da rede pública e privada, com o objetivo de garantir que nenhuma parturiente no Estado fique sem atendimento. Já o requerimento 9.360/2020 solicita a realização de testes de Covid para todas as gestantes, para que a rede de saúde consiga fazer um acompanhamento mais qualificado e direcionado. E por fim, os requerimento 9.371 e 9.378/2020 sobre a disponibilização, através da Secretaria Estadual de Saúde e da Federação das Associações de Municípios da Paraíba, de oxímetros para as prefeituras.


O oxímetro é um aparelho que mede a quantidade de células do corpo que estão sendo oxigenadas. Quando o sangue não está sendo oxigenado corretamente isso pode gerar consequência pulmonares e não pulmonares graves.
Um levantamento realizado pelo Instituto Santos Dumont (ISD) apontou que 20 mulheres grávidas ou puérperas morreram como casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus no Brasil, a Covid-19. O balanço leva em consideração dados entre os dias 21 de março e 23 de maio deste ano. A taxa de mortes maternas brasileiras, considerando suspeita ou a confirmação da doença, é maior do que a de 8 países do mundo juntos.


O óbito materno está diretamente relacionado com as condições de vida da população e com a entrada de gestantes e puerpérias no grupo de risco da Covid-19, o debate em torno dessa pauta se torna ainda mais urgente.