A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), participou na noite desta quarta-feira (6), da abertura do Seminário sobre a Lei Maria da Penha, em comemoração aos 30 anos da implantação da Delegacia da Mulher na Paraíba. O evento faz parte de uma série de atividades promovidas pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana alusivos aos 16 dias de ativismo de enfrentamento da violência contra mulheres.

Presente na mesa de abertura, a deputada Estela ressaltou os avanços conquistados na Paraíba relativos ao enfrentamento à violência contra a mulher. “A Delegacia da Mulher é o principal instrumento no combate à violência de gênero. A Paraíba foi pioneira e, ao longo desses 30 anos, cresceu socialmente levando essas delegacias especializadas ao interior do estado e dando voz às mulheres”, afirmou a parlamentar, ressaltando a parceria com a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, e a luta histórica dos movimentos de mulheres. “São ações que eu acompanhei ao lado de Gilberta enquanto ativista, e hoje estamos aqui como gestora e deputada”, disse Estela.

Maysa Félix, coordenadora geral das Delegacias Especializadas da Mulher na Paraíba-DEAMS, ressaltou os projetos e o avanço do trabalho realizado por toda a equipe. “É um grande avanço quantitativo e qualitativo no combate à violência contra a mulher, e nós que fazemos parte da Delegacia da Mulher, temos a missão de defender todas as mulheres de todas as formas de violência. Nós da Polícia Civil, temos o dever e de defender toda a sociedade”.

GIlberta Soares saudou o trabalho das DEAMS na proteção das mulheres no estado e reafirmou que o trabalho de enfrentamento à violência é uma construção conjunta. “É uma grande honra poder celebrar hoje os 30 anos da Delegacia da Mulher, sendo uma ativista dos direitos das mulheres, e ter lutado por tantos anos pela proteção de todas”, afirmou.

Já o secretário de Segurança Pública do Estado, Claúdio Lima, comemorou o trabalho que vem sendo realizado na Paraíba. “Hoje podemos dizer que estamos trabalhando num projeto que vem dando certo, apesar do imenso desafio que é tratar a segurança pública no país, em todas as suas esferas. Mas podemos comemorar o sexto ano consecutivo da diminuição do número de homicídios em nosso estado”.