Durante esse último final de semana, a deputada estadual Estela Bezerra cumpriu uma extensa agenda pelo sertão do estado, onde visitou assentamentos rurais que serão beneficiados com os recursos da emenda impositiva 183, que destinou R$ 166 mil reais para a construção de Bancos Comunitários de Sementes da Paixão em 10 municípios paraibanos.

A primeira parada aconteceu no sábado (23), no município de Patos. Na ocasião, a parlamentar conheceu os projetos desenvolvidos pela Ação Social Diocesana, que atuam nas áreas de Criança e Adolescente; Meio Ambiente; Educação; Agroecologia e defesa dos direitos humanos.

No domingo (24), Estela Bezerra conheceu o assentamento Padre Cleides, na cidade de Santa Helena, município que está entre os beneficiados com a emenda impositiva para construção do Banco de Sementes.

De acordo com a deputada, essa é a primeira vez que parlamentares podem destinar emendas impositivas. “A agroecologia e e a soberania alimentar são preocupações do mandato, especialmente num momento em que mais de 20 milhões de brasileiros voltaram ao mapa da fome. Fiz uso dessas emendas para beneficiar a riqueza da nossa identidade e a segurança e soberania popular pra nossa gente”

Na tarde do domingo, Estela participou da celebração religiosa no Terreiro Ilê Axé Odé Uajá, em Cajazeiras, em homenagem à Ogum.

Ainda no domingo, mas já no final do dia, Estela se reuniu com apoiadores no Parque do Leblon, entorno do Parque Açude Grande, em Cajazeiras. O local também foi contemplado com uma emenda da parlamentar, que destinou R$ 180 mil para construção de uma pista de skate, academia de saúde e banheiros públicos no local.

Para a parlamentar, “Esse é um equipamento turístico, de convivência social e ambiental, com várias camadas de funcionalidade e que precisa ser muito bem preservado e democraticamente ocupado. O espaço tem potencial para se tornar uma atração turística nacional”.

O tema da revitalização do Açude Grande voltou à pauta na segunda-feira (25) pela manhã, quando Estela Bezerra se reuniu com o poder público local e representantes do Fórum Açude Grande. Estiveram presentes o prefeito Zé Aldemir; a secretária municipal de Meio Ambiente, Branquinha Abreu; Thiago Andrade, secretário de Planejamento de Cajazeiras; e o secretário de Infra Estrutura, José Coelho Filho.

Durante à tarde da segunda, Estela conheceu o trabalho desenvolvido no assentamento Acauã, município de Aparecida, e que também será beneficiado com a emenda para a construção do Banco de Sementes.

Encerrando a agenda pelo sertão do Estado, a parlamentar voltou ao município de Cajazeiras, onde participou de uma conversa ampliada com moradores da região.

Para Estela, a viagem pelo sertão fortaleceu os vínculos do mandato com a região. “É sempre um prazer poder retornar à região, depois de um longo tempo de pandemia. Realizei várias audiências virtuais em Cajazeiras, mas é uma emoção poder reencontrar e abraçar as pessoas. Sobrevivemos, com dor e perdas, mas estamos aqui para lutar transformar nossas realidade”, finalizou.