A deputada Estela Bezerra conseguiu, mais uma vez, contribuir para levar melhorias para o Açude Grande, em Cajazeiras. Após discussões, pleitos e iniciativas, através do Fórum do Açude Grande.

Nesta semana, equipes da Sudema, da Empaer, e Polícia Ambiental, deram início à demarcação de Área de Preservação Permanente (APP) no Açude Grande, em Cajazeiras. O trabalho tem o objetivo de revitalizar o local, com foco na preservação do manancial do Açude. Essa ação faz parte dos primeiros resultados de um trabalho que uniu poder público e sociedade civil, iniciado em 2017, pelo mandato da deputada estadual Estela Bezerra.

Deputada Estela Bezerra, durante a Audiência Pública de 2017

Em julho daquele ano, através de uma solicitação da deputada Estela, em parceria com o então vereador, Rivelino Martins, foi realizada uma Audiência Pública Conjunta entre Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Cajazeiras que debateu o projeto de revitalização do Açude Grande e a construção do Parque Linear em seu entorno.

A partir da movimentação da população, surgiu o Fórum Açude Grande, entidade que reúne artistas, políticos, personalidades, educadores, ambientalistas, e instituições públicas, filhas e filhos de Cajazeiras, que atuam no intuito de preservar e revitalizar o local, e que se tornou a grande representação da sociedade civil nessa pauta.

Rivelino Martins, então vereador de Cajazeiras, durante Audiência Pública em 2017

Estela ressaltou a importância de discutir a pauta numa audiência conjunta, já que as questões que envolvem a revitalização do Açude Grande passam por ações dos governos municipal e estadual. “Sabendo que existe um plano de saneamento básico na cidade, e um plano de saneamento da região por parte do governo do estado, temos um esforço conjunto para garantir que esse sonho da população se torne realidade”.

Já em 2020, a deputada Estela Bezerra destinou, através da emenda impositiva 182/2020, R$ 180 mil reais para a construção de academia de saúde, pista de skate e banheiros públicos, no Complexo Turístico Antônio Simão, projeto que faz parte da área de revitalização do Açude Grande, atendendo uma demanda da população que usa aquela área para prática de esportes e lazer.

O ator Buda Lira, que faz parte do Fórum Açude Grande, avalia que a emenda veio em boa hora, porque reforça a necessidade de revitalizar a área, conhecida na cidade como Leblon. “A emenda da deputada Estela é um impulso enquanto o projeto total não se concretiza. É importante que iniciativas de pequeno e médio porte sejam implementadas, essa emenda resolve um problema gravíssimo Leblon”, afirmou.

Para o comerciário Edglay Nunes, a iniciativa da emenda resolve uma questão crucial para os moradores que utilizam o espaço. “É um local muito usado por idosos que praticam atividade física e também para os jovens, que não possuem espaços para praticar esportes”, afirmou Edglay, que também faz suas atividades físicas no local.

Outro frequentador do local, e praticante de skate a 25 anos, Damião Albuquerque, salienta que a pista de skate será um grande benefício para o local, não só no sentido de facilitar a prática, mas que pode atrair campeonatos e eventos. “Quem é praticante de skate, não conta com uma pista adequada, além dos locais disponíveis não terem a segurança necessária. A construção dessa pista vai beneficiar muito o Leblon, além de garantir que as novas gerações aprendam e continuem a praticar o esporte”, disse Damião.

José Paulino é praticante de skate na cidade a mais de 10 anos, e sente falta de um local adequado. “Muita gente aqui gosta de andar de skate, mas não temos uma pista, é arriscado andar na rua por conta do trânsito. Foi muito importante essa emenda da deputada Estela, é raro um político que olha pra isso e percebe essa necessidade. Vai aumentar o número de atletas, vai melhorar o comércio local, ajudar os jovens de periferia. Seria um sonho!”, afirmou José Paulino, que é micro empreendedor.