A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), realiza próxima segunda-feira (16) a entrega do Título de Cidadania Paraibana à escritora Maria Valéria Rezende, que nasceu em Santo, litoral do estado de São Paulo, e há mais de 40 anos, vive em na Paraíba. A solenidade de entrega do título acontece a partir das 14h30, na Fundação Casa de José Américo.

Valéria Rezende fez mestrado em Sociologia na Universidade Federal da Paraíba, e na década de 60 começou a trabalhar com educação popular, atuando em diferentes regiões do país em programas de formação de educadores. Mudou-se para a Paraíba em 1976, morando no Brejo Paraibano e, desde 1988, reside em João Pessoa. Além de militar na área da educação popular, Valéria Rezende também contribuiu na resistência ao golpe militar no Brasil.

Autora de 17 obras de ficção e não-ficção, foi vencedora do Prêmio Jabuti, maior reconhecimento para um escritor brasileiro, por três vezes. E em janeiro desse ano, foi agraciada com o Prêmio Casa de Las Américas pelo livro “Outros Cantos”.

O título, instituído pela Lei 9.172 de 09/07/2010, é de autoria do então Deputado Rodrigo Soares, e será entregue pelo mandato da deputada Estela Bezerra.