Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (11), o requerimento da deputada estadual Estela Bezerra (PSB) solicitando à Assembleia Legislativa da Paraíba a realização de uma Audiência Pública para debater a liberdade de cátedra no estado. O objetivo é debater sobre a liberdade de cátedra dos professores na discussão de temas transversais aos currículos, com vistas ao enfrentamento às violências e discriminações nas Escolas Estaduais da Paraíba.

De acordo com a parlamentar, “Apesar da lei estadual que garante direito à liberdade de expressão em ambiente escolar na Paraíba, tanto em unidades públicas, quanto privadas, a realidade aponta um recrudescimento político e social que está favorecendo preconceitos e intolerâncias”.

A Paraíba vem presenciando essas ações de forma direcionada e constante. A Escola Cidadã Integral Francisca Ascenção Cunha, que fica no bairro dos Bancários, foi alvo de um ataque provocado por uma mistura de fake news com intolerância e ignorância, depois foi a vez do Sesquicentenário, instituição conhecida pela excelência no ensino público na Paraíba.