A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), participou na última terça-feira (3) do lançamento do livro Orçamento Democrático Estadual – 8 anos – a voz do trabalho, que faz um resumo das ações desenvolvidas em conjunto com a população, por meio da participação e escuta popular. A solenidade aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A publicação, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual e da Secretaria de Comunicação Institucional, traz uma série de informações, fotos e dados sobre as prioridades mais votadas e eleitas pela população das 14 regiões do estado, com destaque para as principais obras e investimentos realizados pelo Governo do Estado ao longo desses anos.

A parlamentar Estela Bezerra considera o OD Estadual uma grande inovação. “Uma das maiores contribuições da gestão socialista do Governador Ricardo Coutinho para a administração pública no Estado da Paraíba. Com a participação do povo foi possível tirar a Paraíba do isolamento asfáltico, ampliar a rede de acesso à água, construir hospitais e escolas técnicas, investir em infraestrutura e realizar ações em todas as regiões do Estado”.

“Todos nós temos a responsabilidade de não permitir que nosso Estado retroceda e que possamos avançar ainda mais em políticas públicas, ações efetivas e participação popular”, concluiu.

Para Givanildo Pereira, coordenador do Orçamento Democrático Estadual, o livro consegue materializar uma caminhada de 8 anos em que a Paraíba com um canal e um espaço legítimo de construção coletiva e participação popular. “Esse é um processo que tem dinamizado a forma de construir as políticas públicas sociais, e a gestão estadual otimizou e procurou facilitar essa participação popular”, afirmou.

“Conseguimos fechar esse ciclo registrando na história um instrumento tão expressivo dos anseios e expectativas das pessoas num livro que traz apenas um resumo das obras e investimentos realizados em toda a Paraíba”, concluiu Givanildo, que finalizou: “Trabalhamos no presente pensando no futuro”.

Publicação

O livro apresenta a metodologia de funcionamento, depoimentos, nomes dos conselheiros eleitos em cada região, além dos principais investimentos nas áreas da saúde, educação, segurança pública, habitação, estradas, recursos hídricos, desenvolvimento humano, local e agricultura.

Implantado em abril de 2011, o OD Estadual direcionou mais de R$ 9 bilhões em obras demarcadas nas peças orçamentárias, em consonância com as mais de 130 mil reivindicações apontadas pela população ao longo desses oito anos, nas mais de 120 audiências públicas realizadas com a participação de representantes dos 223 municípios paraibanos.

A partir das reivindicações, foram construídos novos hospitais, novas estradas, houve melhora na distribuição da água, escolas foram reformadas e outras novas construídas, novos ginásios poliesportivos, investimentos na cultura, no lazer, na segurança, no empreendedorismo, na agricultura, além das melhorias nos serviços prestados à população, entre tantas outras realizações.

 

Com informações da SECOM-PB