Na última sexta-feira (3), o projeto “Multiplicando pitayas gerando oportunidades”, realizou mais uma entrega de mudas de pitaya para o viveiro de produção de mudas da Prefeitura Municipal de Patos – PB. O

O projeto de extensão do Campus IV-UEPB conta com seis acadêmicos de Agronomia e cinco bolsistas selecionados a partir da emenda impositiva da deputada estadual Estela Bezerra (PT-PB), que destinou R$ 140 mil aos Projetos de Pesquisa e Extensão do CEAPPG – Centro de Estudos Avançados em Política Públicas e Governança – CEAPPG, em atuação nos campi de Araruna, Catolé do Rocha, Campina Grande e João Pessoa, e que incluem bolsas extensão e mestrado, mobiliário, material bibliográfico e de expediente para os trabalhos acadêmicos do CEAPPG.

O projeto “Multiplicando pitayas gerando oportunidades” tem como objetivo principal produzir mudas de pitaya da espécie Hylocereus costaricencis (casca vermelha, polpa vermelha e auto polinizável) para doação aos agricultores interessados em ampliar as oportunidades de geração de renda dentro das suas propriedades rurais, tendo em vista a excelente adaptação às condições ambientais da Paraíba, fácil condução e baixas exigências hídricas.

A iniciativa já atingiu a marca de mais de duas mil mudas distribuídas para produtores dos municípios de Catolé do Rocha, Jericó, Lagoa Seca, Boa Ventura, Paulista, Pombal, Belém do Brejo do Cruz, Monteiro, São Mamede, Campina Grande, João Pessoa, Patos e no estado vizinho Mossoró-RN, Apodi-RN e Jardim de Piranhas-RN.

De acordo com a Prof. Dra. Elaine Gonçalves Rech, coordenadora do projeto, os resultados são bastante positivos. “É muito gratificante ver o resultado deste trabalho, pois apesar das dificuldades enfrentadas, tem-se trabalhado com muito amor, afinco e dedicação para que nossos agricultores, principalmente os pequenos produtores familiares, possam ter novas alternativas de renda em suas propriedades, promovendo desta forma o desenvolvimento econômico e social do Estado.”, afirmou.