De 22 a 25 de março, acontece no município de Pombal o XI Encontro Interestadual de do Sistema de Garantia dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Promovido pelo CEMAR – Centro de Educação Integral Margarida Pereira, o evento tem como público prioritário conselhos tutelares e de direitos, serviços de convivência, assistentes sociais, CREAS, CAPS, pastorais sociais, Igrejas e movimentos sociais.

Para José Ribeiro, Presidente da organização não governamental CEMAR e organizador do encontro, o objetivo dos debates é qualificar as políticas públicas, formar os conselheiros sobre as realidades sociais das comunidades em que atuam e buscar mecanismos que agreguem os poderes institucionais. “É importante que as políticas públicas atuem em rede e sintonia para que o trabalho dos conselhos atue a contento e esse encontro será uma oportunidade que essa sintonia seja construída”, afirmou Ribeiro, lembrando que a proposta final é produzir um relatório que será encaminhado para as instituições públicas que cuidam do amparo às criança e adolescentes.

A deputada estadual Estela Bezerra participa como palestrante próximo sábado (24), debatendo o tema “O Conselho Tutelar e a interface com o poder público”. Para a parlamentar, os conselhos tutelares são importantes equipamentos da rede de proteção de crianças e adolescentes, mas que dependem das políticas públicas dos municípios e estados para cumprir sua missão.

“Os conselhos tutelares possuem grande dificuldade de estrutura e articulação para compor uma rede de amparo para vítimas de violência, principalmente a violência institucional. São agentes fundamentais na defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. É importante debater sobre como a Assembleia Legislativa pode participar da melhoria desse processo, fazendo uma ponte entre os estados e municípios”, afirmou.