Na última quarta-feira, 17 de março, uma reunião virtual da comunidade do Leblon, no município de Cajazeiras, debateu sobre os recursos relativos à emenda impositiva da deputada estadual Estela Bezerra, que destina o valor de R$ 180 mil para construção de uma pista de skate, academia de saúde e banheiros públicos no Complexo Turístico Antônio Simão (Praça do Leblon).

O encontro partiu de uma articulação do ex-vereador Rivelino Martins, que desde 2017, pautou as demandas daquela região, junto ao mandato da parlamentar. Naquela oportunidade, foi realizada a histórica Audiência Pública conjunta, às margens do Açude Grande, que contou com representações de vereadores, deputados, diversas Secretarias dos Governos Estadual e Municipal e contou com ampla participação da Sociedade Civil.

Na reunião da última quarta-feira, participaram representantes do Fórum do Açude Grande, da população que realiza caminhadas e pratica Zumba no local, de pessoas da arte e cultura, professores da Educação Básica e do Ensino Superior, além da expressiva participação de skatistas, que trouxeram reiterados relatos de repressão e acidentes sofridos, por não terem uma área adequada à prática.

Reudsman Lopes, professor aposentado, cronista esportivo, escritor e idealizador – fundador do Museu do Futebol de Cajazeiras, falou sobre a importância da academia de saúde que a emenda impositiva assegura. “Cajazeiras não dispõe de nenhuma academia pública e de qualidade. Os espaço de caminhada do Leblon estão danificado e seria interessante que a prefeitura também investisse na revitalização da Praça do Leblon”.

Já o ator Buda Lira, destacou que a emenda da deputada Estela chega em boa hora e serve de estímulo para as pessoas que sonham e lutam pela revitalização completa do Açude Grande. “Essa ação atende a uma demanda histórica dos frequentadores assíduos daquela área, e oferece uma oportunidade para que a gestão municipal possa ampliar essa conquista e também cobrar dos comerciantes instalados a prestação de melhores serviços”

No próximo dia 16 de abril o Açude Grande completa 105 anos, e a deputada Estela Bezerra se comprometeu a solicitar uma audiência com o prefeito de Cajazeiras e seu secretariado, para que, junto de uma Comissão formada nessa reunião com a Comunidade do Leblon, seja possível dialogar sobre o acompanhamento da execução da emenda. A deputada afirmou que esse é o grande e valioso exercício de cidadania, a partir da participação social, desde a elaboração do projeto até a execução da obra.

O requerimento 12.885/2021, também da deputada Estela, e aprovado recentemente, solicita execução do projeto de saneamento básico e paisagístico de todo o entorno do Açude Grande, que é patrimônio ambiental, histórico e cultural do município de Cajazeiras e também da Paraíba.