Dando continuidade às ações para revitalização do Complexo Turístico Antônio Simão (Praça do Leblon), a deputada estadual Estela Bezerra se reuniu de forma remota na tarde desta segunda-feira (3) com autoridades do executivo municipal, representantes da sociedade civil e esportistas que frequentam o espaço. O objetivo do encontro foi debater o uso dos recursos da emenda impositiva, de autoria da parlamentar, que destina o valor de R$ 180 mil para construção de uma pista de skate, academia de saúde e banheiros públicos no Complexo, localizado no Açude Grande, em Cajazeiras.

De acordo com Estela, esse recurso pode ser muito bem utilizado numa cidade do porte de Cajazeiras. “Esse é um equipamento turístico, de convivência social e ambiental, e que tem várias camadas de funcionalidade e que precisa ser muito bem preservado e democraticamente ocupado”.

A proposta da emenda é garantir recursos para instalação de academia ao ar livre, pista de skate e banheiros adequados. “A academia é um equipamento para todas as idades que atenderá centenas de pessoas. Quanto à pista de skate, vai suprir uma necessidade da juventude praticante do esporte, que envolve diretamente a auto estima e valorização dessa população”, disse Estela.

Presente na reunião, Thiago Andrade, secretário de Planejamento de Cajazeiras, reafirmou que a Praça do Leblon é o espaço mais democrático da cidade e que o projeto da pista de skate, o Skate Park já está pronto.” Quando foi feito, em 2019, o orçamento estava em torno de R$ 60 mil, agora precisamos atualizar a planilha para reavaliar os custos”, afirmou.

Sobre as academias, o secretário destacou que já se iniciou o processo de levantamento de preços dos equipamentos e destacou ainda a importância da construção dos novos banheiros. “Eles são essenciais na revitalização da área e no aspecto ambiental. “Vamos realizar uma reunião com a equipe de topógrafos da prefeitura para começar a fazer o levantamento do que precisa ser feito no espaço, e o que não puder ser contemplado pela emenda da deputada Estela, nos comprometemos a buscar junto à prefeitura, o complemento de recursos”, disse Thiago.

Adriano Rodrigues, secretário de Juventude, Esporte e Lazer de Cajazeiras avaliou que toda a população vai poder usufruir do espaço. “A gestão reconhece a importância dessa ação para quem ama a Praça do Leblon, então ainda temos que discutir a segurança do local, para garantir o zelo do espaço, durabilidade e qualidade. Estamos de mãos dadas nesse projeto”.

Representando os praticantes de skate, José Paulino Bento, conhecido como Paulim do Skate destacou que o local tem uma importância fundamental na cidade que vai além da prática do esporte: dar uma opção a mais para os jovens. “O skate muda vidas, o esporte muda vidas. Eu sou um jovem de periferia, e fui resgatado pelo skate, e pra mim foi uma terapia. Além de garantir visibilidade para cidade, pois vai incluir Cajazeiras no circuito paraibano de skate, vai aumentar o comércio nessa área, aumentar o número de atletas, desviar nossa juventude dos maus caminhos”.

O ator Buda Lira, natural de Cajazeiras e um dos representantes da sociedade civil na reunião, reafirmou a necessidade da valorização e aproveitamento da área. “Poucas cidades têm o privilégio de ter um equipamento desse porte, e é preciso pensar num espaço que seja convergente para que toda a população possa tirar o melhor benefício da Praça do Leblon”.

Ainda participaram do encontro, a secretária municipal de Meio Ambiente, Branquinha Abreu, e a educadora física Judivania Leite