A deputada estadual Estela Bezerra (PSB) participou na tarde da última terça-feira (25), da inauguração do Núcleo de Mediação de Conflitos da Unidade de Polícia Solidária (UPS) do bairro do Mário Andreazza, no município de Bayeux. O projeto é uma parceria da Polícia Militar com a ONG Pastoral dos Migrantes e é um dos primeiros do país a funcionar dentro de uma unidade da PM.

Em sua fala durante a solenidade, a deputada lembrou que já acompanha o trabalho realizado pela UPS do Mário Andreazza e destacou a importância daquela unidade na comunidade. “Conheço o trabalhado de integração dessa unidade e talvez seja a que estabeleceu uma melhor relação com a comunidade. Nós temos aqui uma experiência das mais exitosas na maneira de construir segurança pública e convivência pacificada”, disse a parlamentar, lembrando que o Núcleo de Mediação de Conflitos vai estabelecer uma nova relação da Polícia com a comunidade.

“Com esse instrumento da mediação, se constrói dentro da comunidade relações de respeito e convivência pacífica. Polícia vai assumir um papel muito além da repressão, vai ser mais um agente na construção da cidadania, vamos juntos consolidar uma vida melhor pra todos nós, demonstrando que a tolerância e o respeito são muito maiores  que o ódio, o preconceito e a discriminação”, afirmou Estela.

Participaram da inauguração moradores do bairro, autoridade civis, o comandante Geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, os promotores de Justiça Lúcio Mendes e José Farias Filho, e o prefeito interino do município, Luiz Antônio de Miranda.

Para a instalação do núcleo de mediação, 12 pessoas foram capacitadas em um curso de 80 horas, entre elas policiais militares, guardas municipais, assistentes sociais, professores, moradores e jovens da comunidade. A UPS de Bayeux, inaugurada em 2014, atua também com projetos sociais para os filhos dos moradores do bairro, a exemplo de oficinas de músicas, teatro e dança.