Durante os meses de setembro, outubro e novembro de 2017, a deputada estadual Estela Bezerra realizou o ‘Circuito das Águas”, série de audiências públicas que percorreu os nove municípios margeados pelas obras de transposição do Rio São Francisco, e ouviu a população local sobre as demandas e necessidades que surgiram a partir da transposição.

As comunidades de São Domingos do Cariri, Barra de São Miguel, Congo, Cabaceiras, Caraúbas, Camalaú, Sumé, Monteiro e Boqueirão tiveram a oportunidade de conversar diretamente com representantes da gestão estadual. Em todas as ocasiões, o PROCASE – Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú, se fez presente e ouviu quais as principais reivindicações daquela população.

Nesta quinta-feira (5), o governador Ricardo Coutinho lança no município de Monteiro, um pacote de ações do PROCASE para 2018 e que atendem as comunidades ouvidas durante o “Circuito das Águas”. As ações representam um investimento de R$ 40 milhões e beneficiam no total, 56 municípios paraibanos. Na ocasião, ainda será feita a entrega dos tratores e demais implementos que compõem as patrulhas agrícolas mecanizadas. Esses equipamentos, por meio de cessão de uso, irão beneficiar nove municípios margeados pelo Rio Paraíba/São Francisco.

Para a deputada Estela Bezerra, essa conquista na região representa o papel do legislativo no desenvolvimento do estado. “É por meio das audiências públicas que a população pode usar seu poder de fala para reivindicar seus direitos, apontar sugestões na resolução de problemas. Nosso mandato teve a oportunidade de fazer essa ponte entre a comunidade e a gestão, e os resultados já começam a aparecer”, afirmou a parlamentar.

Para os moradores, receber esses implementos representa uma melhoria significativa na produção local. Joelson, conhecido popularmente como Dedêda, agricultor que trabalha com a colheita de banana na região de São Domingos do Cariri, participou do ‘Circuito das Águas” e na ocasião, teve a oportunidade de solicitar diretamente à gestão a construção de passagens molhadas e o auxílio na aquisição de implementos agrícolas. Hoje, ele comemora a ação do Governo do Estado e agradece à deputada Estela pela atenção destinada àqueles municípios.

“Isso será uma benção para nós, que precisamos tanto de ajuda. Ter o rio passando aqui é um orgulho, mas a gente precisou conhecer as regras pra poder usar a água. A audiência da deputada Estela foi muito importante pra esclarecer as coisas e a população pôde falar o que estava errado. Agora nós temos mais esperança.”

Além dos benefícios que serão levados pelo PROCASE, o mandato da deputada Estela também conseguiu, por meio de requerimentos enviados ao Governo do Estado, a construção de três passagens molhadas no município de São Domingos do Cariri, que serão executadas por meio do programa estadual Mais Trabalho II, anunciado em fevereiro desse ano.