Foi aprovado na manhã desta quarta-feira (13) o projeto de lei que inclui a Parada LGBT de João Pessoa no calendário turístico e cultural do estado. De autoria da deputada estadual Estela Bezerra (PSB), o projeto foi aprovado por maioria e agora segue para sanção do governador.

De acordo com a justificativa do projeto, a Parada LGBT+ de João Pessoa, assim como centenas de municípios do Brasil, é o evento político e cultural de rua mais expressivo – com apelo popular e visibilidade – na luta por direitos e cidadania da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Na capital, a Parada costuma reunir anualmente, há 18 anos, milhares de pessoas, tanto de João Pessoa, quanto de outros municípios e caravanas de outros estados, num evento que promove o respeito à diversidade com igualdade de direitos e contra toda forma de preconceito e discriminação.

Na Paraíba, a primeira Parada pela Cidadania LGBT aconteceu em 2001, em João Pessoa, e foi organizada pelo Movimento do Espírito Lilás – MEL, com o tema “Abraçando a Diversidade”. O evento contou com cinco mil participantes e produziu um marco importante para o enfrentamento da LGBTfobia em nosso estado e conseguiu sensibilizar a sociedade e os poderes públicos sobre a demanda de políticas públicas para esse segmento da população.