Neste domingo, 22 de agosto, o município de Cajazeiras completa 158 anos. De acordo com dados do IBGE, a cidade possui 62 289 habitantes, sendo o oitavo município mais populoso da Paraíba.

A deputada estadual Estela Bezerra, cidadã cajazeirense desde que recebeu o título de cidadania em , numa propositura do e então vereador Rivelino Martins, parabeniza a cidade com ações que beneficiam diretamente a população cajazeirense.

No início do mês de agosto, A Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Articulação Municipal, enviou à prefeitura de Cajazeiras o ofício de liberação da emenda impositiva que destina R$ 180 mil reais para a construção da pista de skate, academia de saúde e banheiros públicos no Complexo Turístico Antônio Simões, conhecido como Praça do Leblon. A liberação do convênio aguarda o envio dos documentos exigidos para que sejam de fato, executadas.

A revitalização da Praça do Leblon, no entorno do Açude Grande, é uma demanda antiga da população cajazeirense. Ainda no início do mês de maio, a parlamentar realizou uma reunião com o objetivo de debater o uso dos recursos da emenda. O encontro contou com a presença de autoridades do executivo municipal, representantes da sociedade civil e esportistas que frequentam o espaço.

Essa ação faz parte dos primeiros resultados de um trabalho que uniu poder público e sociedade civil, iniciado em 2017, pelo mandato da deputada estadual Estela Bezerra.

Em julho daquele ano, através de uma solicitação da deputada Estela, em parceria com o então vereador, Rivelino Martins, foi realizada uma Audiência Pública Conjunta entre Assembleia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de Cajazeiras que debateu o projeto de revitalização do Açude Grande e a construção do Parque Linear em seu entorno.

A partir da movimentação da população, surgiu o Fórum Açude Grande, entidade que reúne artistas, políticos, personalidades, educadores, ambientalistas, e instituições públicas, filhas e filhos de Cajazeiras, que atuam no intuito de preservar e revitalizar o local, e que se tornou a grande representação da sociedade civil nessa pauta.

População agradece

A falta de elementos essenciais que estimulam o crescimento da cidade, na parte social, educacional, turística e principalmente nos esportes, era uma preocupação do fotógrafo Moacir Alves, morador de Cajazeiras há 3 anos.

“Sou praticante de caminhada e do skateboard, e o principal ponto pra praticar esses esportes está deteriorado. Infelizmente o levante popular, associações e movimentos não tem tanto recurso pra fazer reformas e melhorias que nos ajude”, afirma Moacir, que reconhece a necessidade das ações do poder público.

“Por isso precisamos de ajuda do governo municipal e estadual para essa contribuição que ajudará a reformar nosso parque de lazer Leblon, e construção de vias de esporte como a pista de skateboard, além de banheiros públicos no local pra suprir nossas necessidades pessoais. Por isso agradecemos a cooperação dos parlamentares”, afirmou

Já a poetisa e professora Marla Moreira, a ação do Poder Legislativo traz para o debate ambiental a valorização dos espaços urbanos. “O desenvolvimento urbano reduziu as áreas verdes e locais de convívio com a natureza. Por isso é tão louvável a iniciativa da deputa. O ideal era que outros deputados e políticos tivessem ideias pertinentes para o bem estar coletivo das comunidades urbanas dos grandes centros habitacionais deste Estado”.

Para Estela Bezerra, as ações voltadas ao município são um reconhecimento pelo apoio que sempre recebeu de sua população. “Tenho buscado corresponder com reciprocidade a relação de afeto que me liga a Cajazeiras, numa contribuição que já se iniciou desde o meu primeiro mandato”, afirmou a parlamentar.

“Contribuí primeiro com a construção da Central de Polícia através de uma mediação com a Secretaria de Segurança Pública e a Faculdade Santa Maria e a estruturação da Delegacia da Mulher”.

Estela também agradece o empenho e a parceria com os poderes públicos locais, e especialmente, o trabalho da sociedade civil.

“Que todo o respeito que recebo da população de Cajazeiras seja transformada também em benefício para o município, e que essa relação consiga se manter durante longos anos. Cajazeiras é uma cidade importante na identidade da Paraíba e na identidade do nordeste brasileiro. Então fico completamente feliz de poder não só celebrar, mas contribuir com o desenvolvimento e o engrandecimento dessa cidade”.

*As fotos que ilustram essa matéria participaram do Concurso de Fotografia 2021realizado pelo Fórum Açude Grande em comemoração aos 105 anos de um dos mais importantes patrimônio ambiental, histórico e cultura da cidade.