A deputada estadual Estela Bezerra (PSB), participou no final da manhã da última quarta-feira (28), da reunião de caráter técnico sobre a implementação e qualificação da Rede de Atenção Obstétrica na Paraíba. O evento foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (SES) e a Rede de Perinatologia, e aconteceu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa. Estiveram presentes gerentes regionais e gestores municipais de saúde e diretores de maternidades de todo o estado.

 

Durante o encontro, a parlamentar parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa. “A Paraíba vem mostrando essa melhoria quanto à mortalidade materna porque o Governo Estadual tomou para si a tarefa de acabar com a tragédia que era conhecida como ‘a fila da morte’. Fizemos isso com bastante criatividade e capacidade de demostrar que quando a sociedade, o poder público e os profissionais de saúde envolvidos se determinam a enfrentar um problema, é possível de ser resolvido. Temos aqui uma experiência modelo na maneira de resolver uma situação real”, concluiu.

 

Caso Vivianny

 

Ainda na quarta-feira, a deputada Estela esteve presente no julgamento de um dos assassinos da estudante Vivviany Crisley, no Fórum de Santa Rita. Numa audiência lotada, a parlamentar cedeu os lugares a que tinha direito para que familiares de Vivviany pudessem acompanhar o julgamento. Para Estela, é preciso que a sociedade entenda que não foi apenas um crime de ocasião. “Vivviany morreu porque era uma mulher, não houve motivo ou circunstância para tal barbaridade, ela foi vítima de um feminicídio e se faz necessário a compreensão real do que houve”.

 

Segurança Alimentar

 

Encerrando a agenda da quarta-feira, a parlamentar participou da uma reunião para apresentar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar Nutricional, que aconteceu na sede da FAMUP.

O objetivo do encontro foi buscar a adesão dos gestores municipais ao SISAN na Paraíba, e construir políticas públicas de combate a insegurança alimentar e nutricional. “Nosso objetivo é fazer com que todos os municípios da Paraíba possam aderir ao SISAN, e fortalecer as políticas de segurança alimentar em parceria com o Programa de Economia Solidária do Governo do Estado”.

 

Agenda em Brasília

 

Nos dias 1º, 2 e 3 de março, a deputada Estela Bezerra participa em Brasília do encontro nacional do Partido Socialista Brasileiro – PSB.

 

Fotos: Martha Vasconcelos